04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam...
Alunos do Curso G9 conquistaram três troféus, medalhas e garantiram a classificação para o Brasileiro de Robótica. Esses foram os resultados obtidos pelas três equipes que competiram no Torneio Mineiro de Robótica, realizado em Lavras, em 31 de outubro e 1º de novembro. A GNorange foi a 1º colocada na classificação geral; a GTeen foi a 2ª na geral e a 1ª na categoria Missões; e a GTec ficou em 5º lugar geral. O torneio reuniu 25 equipes. Todos os times do G9 foram classificados para a etapa nacional, que acontecerá em março do próximo ano, no Rio de Janeiro.
Este ano, o Torneio Mineiro desafiou os participantes a buscarem soluções para problemas relacionados à agricultura, considerando a sustentabilidade social, econômica e ambiental. Alinhada ao tema, a equipe GNorange apresentou um sistema automatizado de irrigação para otimizar o uso da água. Já a GTeen propôs um sistema de proteção de plantações contra a geada por meio da irrigação. A GTec criou uma plataforma para incentivar e facilitar o uso da internet pelos agricultores. Além dos projetos desenvolvidos, os participantes tiveram que resolver provas práticas de programação de robôs durante o evento.
A aluna Ana Luisa Carvalho Carpinteiro contou que houve uma seleção interna na escola, muita pesquisa e dedicação para desenvolver o projeto e aulas específicas de robótica para a preparação dos alunos. “Todos nós nos esforçamos bastante para estarmos preparados e realizarmos um bom trabalho. E, apesar de ficar bastante ansiosa com a competição, o saldo foi muito positivo. Tivemos um enorme aprendizado e os resultados foram ótimos”, contou.
O professor de Matemática do Curso G9, Rafael Colucci, destacou os diversos benefícios da atividade. “Os alunos desenvolvem o raciocínio e adquirem conhecimentos novos, se divertem e descontraem e agregam muita experiência de vida”, disse. Opinião semelhante tem o professor de Matemática da escola, Vicente Carlos Martins: “O torneio é uma oportunidade de estimular o gosto pela tecnologia e expandir o modo de pensar, além de contribuir para o desenvolvimento humano do jovem”, concluiu.
A equipe GNorange, orientada pelo ex-aluno do Curso G9, Achilles Ribeiro Salomon, foi composta pelos estudantes do Ensino Médio: Ana Cecilia de Souza Faria Floriano, Guilherme Augusto Carvalho Camanducaia, Guilherme de Lima Ribeiro, Leone Costa Candia, Marcelo Paiva Gomes , Pedro Henrique da Silva Vasconcelos, Sara Karoliny Higino de Araújo, Thales Di Gesu, Thais Ramos de Oliveira e Vinicius Chiaradia Pereira.
Já a GTeen, que ficou sob a supervisão do professor Rafael Colucci, foi formada pelos alunos dos 8º e 9º anos do Fundamental ll: Fabiana da Silva Santos, Isabela Maria Ribeiro Reno, Julia de Oliveira Machado, Lucas Russo Seydell, Luiz Gustavo Carvalho Camanducaia, Matheus Augusto Silva, Mirihan Neves Lemos, Raphael Vilas Boas Schumann e Rafael Carneiro Dias Lopes.
E a GTec, orientada pelo professor Vicente Martins, teve a participação dos alunos dos 6º e 7º anos do Fundamental ll: Ana Luísa Carpinteiro, Gabriela Martins Cipullo, Helmo Lemos Junior, João Gabriel Pereira Ribeiro Silva, Lívia de Lima Ribeiro, Lucas José de Souza Silva, Matheus Faria de Oliveira e Silva, Monique Santos Leite, Pedro Henrique Costa Barros e Tiago Pizarro Bonanni. A orientação técnica geral das equipes ficou a cargo do professor de Xadrez do colégio, Antônio Martins de Souza Neto.
Alunos do 3º ano participam...
Coordenadora apresenta aos alunos...
Alunos do 1º ano do Ensino Médio...
Alunos do 6º ano visitam São...