Loader Image
G9 garante vagas para nacional de robótica
11 de outubro de 2016

GnORANGE e a GTEeN foram classificadas para o campeonato nacional, que acontecerá em Niterói, em 3 e 4 de dezembro

Classificação para etapa nacional e vitória em uma das categorias foram as conquistas das equipes do Curso G9 no Torneio Brasil de Robótica (TBR): GnORANGE e a GTEeN foram classificadas para a nacional, que acontecerá em Niterói, em 3 e 4 de dezembro; já o time da GTEeN também conquistou a vitória na categoria “Tecnologia e Engenharia”, que avalia a qualidade do robô montado. 

A fase regional foi patrocinada e sediada pelo Curso G9, em 1º de outubro. Simultaneamente ao TBR, a escola também sediou o World Robot Olympiad (WRO). Ao todo, em torno de 400 pessoas, de várias cidades brasileiras, participaram das competições. 

A realização dos torneios, em parceria com a empresa R2E, teve o objetivo de promover o estímulo ao ensino de robótica nas escolas, a integração da ferramenta no processo pedagógico das diversas disciplinas e a formação integral dos alunos de forma lúdica, dinâmica e inovadora. O Curso G9 já adota a prática há quatro anos por meio da parceria com a Lego Zoom. 

TBR

O Torneio Brasil de Robótica avaliou o desempenho das equipes por meio de quatro critérios: “Mérito Científico”, “Organização e Método”, “Trabalho em Equipe” e “Desenvolvimento Humano”. Entre as provas, os alunos tiveram que desenvolver e apresentar pesquisas propondo soluções tecnológicas para demandas de pequenos e médios agricultores, e realizar desafios práticos de programação. 

Para atender ao tema sobre leguminosas, em referência ao Ano Internacional das Leguminosas, determinado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a GnORANGE trabalhou com feijões e, a GTEeN, com amendoim. 

“Eu já participei de outras edições do campeonato, mas a cada ano é sempre uma novidade e um novo tema. Foi muito bom disputar o torneio mais uma vez, principalmente por ser realizado aqui no G9. É uma grande felicidade ver os resultados de todo o esforço e dedicação que tivemos”, contou o aluno André Rodrigues (Turma F92). Opinião semelhante tem o aluno Bernardo Sartori (Turma F72): “Foi incrível participar do torneio. Eu não tinha ideia que seria algo tão grande. Foram tantas equipes, escolas e propostas diferentes. Tivemos grandes emoções a cada prova e desafio”, explicou. 

Para o diretor de Estratégias da R2E, Nilton Sergio Joaquim, o Curso G9 teve um papel muito importante no lançamento nacional do WRO e no fortalecimento do TBR na região. “O G9 é um parceiro antigo na realização desses projetos e no incentivo da robótica. É muito importante ter o apoio da escola em Itajubá, principalmente por ser um município com vocação tecnológica, que precisa de incentivo, desde o ensino básico, para uma formação estratégica dos alunos”, disse. 

Os professores do G9 responsáveis por orientar e acompanhar as equipes, Vicente Carlos Martins e Mateus Bibiano, parabenizaram os alunos e destacaram a importância do incentivo da robótica. “Tivemos um campeonato muito produtivo e com excelentes pesquisas. Também é uma oportunidade única de desenvolvimento interpessoal e de aprendizado”, contou Vicente. Já o professor Mateus ressaltou o crescimento e maturidade dos alunos: “Eles tiveram contato com normas de pesquisa, técnicas de pesquisa de campo e se submeteram a diversas avaliações. Foi realmente uma proposta muito rica para todos os participantes”. 

Ao todo foram classificadas 10 equipes para a etapa nacional: Chapolin, Equipe Beta, GnORANGE, GTEeN, Knights of Kids, Knights of Princess, Knights of Queen, Laranja Mecânica, Lego Kings, Mr. Lego. 

Na categoria “Organização e Método”, a ganhadora foi Knights of Kids; na “Tecnologia e Engenharia”, foi a GTEeN; no “Mérito Científico” e no “Desafio Prático”, a vencedora foi a Autômatos. O 1º lugar na Modalidade High foi a equipe Chapolin e, na Midle, foi a Knights of Princess. 

WRO

As equipes classificadas para a próxima etapa foram Autobôts, Dominidroids, Laranja Mecânica, Minervabots e Urtron. Na modalidade Open Junior, a ganhadora foi a equipe Dominidroids e, na Open Sênior, foi a Laranja Mecânica. Já no geral Sênior; foi a Urtron e, na Junior, a Autobôts. 

“Foi uma competição extremamente difícil e desafiadora. Começamos as provas muito bem e próximo do final enfrentamos muitos problemas e dificuldades. Mas, apesar obstáculos, não desistimos e conquistamos a vitória. Esse é um aprendizado para as pessoas nunca desistirem e se esforçarem até o último instante”, declarou Adrian Fernando Máximo, da equipe Autobôts, do Sesi Jundiaí.




+ Ver Mais
04 de novembro de 2025

Alunos do 3º ano participam...

... + Ver Mais
04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam de dinâmica em preparação para a prova do ENEM
+ Ver Mais
31 de outubro de 2025

Coordenadora apresenta aos alunos...

... + Ver Mais
31 de outubro de 2025
Coordenadora apresenta aos alunos do 9º ano a proposta do Ensino Médio
+ Ver Mais
29 de outubro de 2025

Alunos do 1º ano do Ensino Médio...

... + Ver Mais
29 de outubro de 2025
Alunos do 1º ano do Ensino Médio participam de palestra sobre gestação
+ Ver Mais
27 de outubro de 2025

Alunos do 6º ano visitam São...

... + Ver Mais
27 de outubro de 2025
Alunos do 6º ano visitam São Lourenço
TOPO