04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam...
Classificação para etapa nacional e vitória em uma das categorias foram as conquistas das equipes do Curso G9 no Torneio Brasil de Robótica (TBR): GnORANGE e a GTEeN foram classificadas para a nacional, que acontecerá em Niterói, em 3 e 4 de dezembro; já o time da GTEeN também conquistou a vitória na categoria “Tecnologia e Engenharia”, que avalia a qualidade do robô montado.
A fase regional foi patrocinada e sediada pelo Curso G9, em 1º de outubro. Simultaneamente ao TBR, a escola também sediou o World Robot Olympiad (WRO). Ao todo, em torno de 400 pessoas, de várias cidades brasileiras, participaram das competições.
A realização dos torneios, em parceria com a empresa R2E, teve o objetivo de promover o estímulo ao ensino de robótica nas escolas, a integração da ferramenta no processo pedagógico das diversas disciplinas e a formação integral dos alunos de forma lúdica, dinâmica e inovadora. O Curso G9 já adota a prática há quatro anos por meio da parceria com a Lego Zoom.
TBR
O Torneio Brasil de Robótica avaliou o desempenho das equipes por meio de quatro critérios: “Mérito Científico”, “Organização e Método”, “Trabalho em Equipe” e “Desenvolvimento Humano”. Entre as provas, os alunos tiveram que desenvolver e apresentar pesquisas propondo soluções tecnológicas para demandas de pequenos e médios agricultores, e realizar desafios práticos de programação.
Para atender ao tema sobre leguminosas, em referência ao Ano Internacional das Leguminosas, determinado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a GnORANGE trabalhou com feijões e, a GTEeN, com amendoim.
“Eu já participei de outras edições do campeonato, mas a cada ano é sempre uma novidade e um novo tema. Foi muito bom disputar o torneio mais uma vez, principalmente por ser realizado aqui no G9. É uma grande felicidade ver os resultados de todo o esforço e dedicação que tivemos”, contou o aluno André Rodrigues (Turma F92). Opinião semelhante tem o aluno Bernardo Sartori (Turma F72): “Foi incrível participar do torneio. Eu não tinha ideia que seria algo tão grande. Foram tantas equipes, escolas e propostas diferentes. Tivemos grandes emoções a cada prova e desafio”, explicou.
Para o diretor de Estratégias da R2E, Nilton Sergio Joaquim, o Curso G9 teve um papel muito importante no lançamento nacional do WRO e no fortalecimento do TBR na região. “O G9 é um parceiro antigo na realização desses projetos e no incentivo da robótica. É muito importante ter o apoio da escola em Itajubá, principalmente por ser um município com vocação tecnológica, que precisa de incentivo, desde o ensino básico, para uma formação estratégica dos alunos”, disse.
Os professores do G9 responsáveis por orientar e acompanhar as equipes, Vicente Carlos Martins e Mateus Bibiano, parabenizaram os alunos e destacaram a importância do incentivo da robótica. “Tivemos um campeonato muito produtivo e com excelentes pesquisas. Também é uma oportunidade única de desenvolvimento interpessoal e de aprendizado”, contou Vicente. Já o professor Mateus ressaltou o crescimento e maturidade dos alunos: “Eles tiveram contato com normas de pesquisa, técnicas de pesquisa de campo e se submeteram a diversas avaliações. Foi realmente uma proposta muito rica para todos os participantes”.
Ao todo foram classificadas 10 equipes para a etapa nacional: Chapolin, Equipe Beta, GnORANGE, GTEeN, Knights of Kids, Knights of Princess, Knights of Queen, Laranja Mecânica, Lego Kings, Mr. Lego.
Na categoria “Organização e Método”, a ganhadora foi Knights of Kids; na “Tecnologia e Engenharia”, foi a GTEeN; no “Mérito Científico” e no “Desafio Prático”, a vencedora foi a Autômatos. O 1º lugar na Modalidade High foi a equipe Chapolin e, na Midle, foi a Knights of Princess.
WRO
As equipes classificadas para a próxima etapa foram Autobôts, Dominidroids, Laranja Mecânica, Minervabots e Urtron. Na modalidade Open Junior, a ganhadora foi a equipe Dominidroids e, na Open Sênior, foi a Laranja Mecânica. Já no geral Sênior; foi a Urtron e, na Junior, a Autobôts.
“Foi uma competição extremamente difícil e desafiadora. Começamos as provas muito bem e próximo do final enfrentamos muitos problemas e dificuldades. Mas, apesar obstáculos, não desistimos e conquistamos a vitória. Esse é um aprendizado para as pessoas nunca desistirem e se esforçarem até o último instante”, declarou Adrian Fernando Máximo, da equipe Autobôts, do Sesi Jundiaí.
Alunos do 3º ano participam...
Coordenadora apresenta aos alunos...
Alunos do 1º ano do Ensino Médio...
Alunos do 6º ano visitam São...