Um espaço democrático, no qual os alunos do Curso G9 podem opinar e debater propostas de melhoria no colégio. Esse foi o espírito da primeira edição das Assembleias Escolares de 2011, projeto implantado com sucesso no ano passado. As reuniões, realizadas em sala, envolveram estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio. O objetivo dos encontros, em 28 de fevereiro, foi apresentar as sugestões, críticas e elogios dos alunos e, a partir daí, buscar soluções partilhadas com toda comunidade escolar.
“Nós falamos sobre as questões que envolvem o nosso curso, desde o ambiente escolar até o modo como são ministradas as aulas. Existem muitas situações a serem resolvidas, mas precisamos saber que nem todas as reivindicações podem ser atendidas de imediato”, afirmou a aluna Juliana Maria Diniz Ferreira, do 1º Ano do Ensino Médio.
Para a coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, professora Nilcéia Julliana Ribeiro de Carvalho, as assembleias contribuem para que o aluno possa desenvolver sua autonomia. “É preciso formar um cidadão crítico e participativo. O Curso G9 oferece esse espaço e verifica se há viabilidade em atender as propostas dos alunos”, enfatizou.
Na pauta, foram discutidas a organização e estrutura do Curso G9, atuação dos professores, qualidade do material de ensino e atendimento aos alunos, desenvolvimento das atividades e horários de aula. O colégio aproveitou o momento para lembrar aos alunos a importância de se observar os direitos e deveres dos alunos contidos no Manual do Aluno e da Família e de se manter um bom hábito de estudo.
Nas assembleias, as turmas do Ensino Fundamental II elegeram seus representantes. Um secretário foi nomeado para registrar as ocorrências em ata. Os alunos, sentados em círculo, fizeram os apontamentos e destacaram o respeito aos colegas e professores, bem como a organização e limpeza das salas de aula, elementos fundamentais para o bom andamento da comunidade escolar.
Para as próximas assembleias, as pautas serão colhidas pelos representantes das turmas, junto aos colegas de sala. Elas acontecerão no final de cada mês e os assuntos abordados anteriormente deverão ser retomados, para verificar o andamento das propostas apresentadas.