Pais, mães e avós de alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental deram vazão à criatividade em oficinas preparadas pelo Curso G9. Os objetivos das atividades, realizadas em 24 de abril, foram aproximar as famílias e permitir um momento de integração entre todos em projetos que tiveram início nas salas de aula.
“A proposta é muito interessante porque permite uma maior interatividade entre pais e filhos. São atividades lúdicas, que nos aproximam, promovem a união e a troca de experiências com os nossos filhos e com outras famílias”, diz Guilherme George Ferreira, pai do aluno Pedro Henrique, do 1º ano.
A turma do garoto promoveu uma oficina de Brinquedos e Brincadeiras. “Fizemos uma pesquisa para resgatar brinquedos e brincadeiras antigas”, explica a professora Ludmila Oliveira Silva Grassa. Na oficina, os pais foram convidados a confeccionar corda de pular com seus filhos.
“Estou revivendo minha infância”, Maria de Lourdes Ferreira. “Até a gente entra na roda porque são brincadeiras antigas, da nossa época”, completa Maria José Gonçalves. As duas são avós de Pedro Henrique.
Já os pais dos alunos do 2º ano entraram literalmente na roda para discutir o livro que a turma trabalhou em sala: Um outro pôr-do-sol, da escritora Mirtes Neves. “Lemos e discutimos o livro em sala. Depois, os alunos foram orientados a fazer o mesmo em casa. A culminância do projeto foi o debate em sala”, explica a professora Ana Cristina Ayres Motta.
Além do debate em sala, pais e filhos também puderam exercitar a criatividade em desenhos que ilustravam a mensagem do livro.