04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam...
União em cada prova concorrida, amadurecimento com os desafios enfrentados e solidariedade entre as equipes. Assim foi a realização de mais uma edição da tradicional Gincana do Curso G9, disputada pelas equipes Pactus (Preta) e Sinensis (Laranja). A semana de encerramento das atividades – que propôs provas esportivas, de conhecimentos, artísticas, culturais e muita diversão durante o semestre, aconteceu de 6 a 8 de julho.
Inspiradas pelo tema da Feira do Conhecimento 2016: “Navegar é Preciso: Vamos a Marte?”, as duas equipes foram desafiadas a criar um slogan para a gincana desse ano. “Rumar a Marte ou amar-te, Terra?” foi a proposta vencedora e guiou as provas e competições enfrentadas pelos alunos.
Na Sinensis, os eleitos para liderar equipe foram os alunos Gustavo Henrique Mandolesi Avelar (Turma M11), Luiz Gustavo Carvalho Camanducaia (Turma M12), Ygor Lucas Gomes da Costa (Turma M21) e Bárbara Carriço Maciel (Turma M22). Já a Pactus elegeu Iris Ribeiro de Almeida Custódio (Turma M11), Cayo Giovanny Joanny (Turma M12), Maria Cecília de Carvalho Mendonça (Turma M21) e Geovany Goulart Rotella (Turma M22).
Além de dois sábados esportivos – quando foram realizadas partidas de Futsal, Vôlei, Peteca e Handebol –, a grande abertura aconteceu em 6 de julho, desafiando as equipes com as provas de Justificativa do Tema da Gincana, do Grito de Guerra, Desfile e Representação Artística. Durante três dias, os alunos do Ensino Infantil até o 2º ano do Ensino Médio, divididos em 8 grupos, por segmentos, participaram de dezenas de testes recreativos: torta na cara, corrida no saco, guerra de bexigas, caça ao tesouro, provas relâmpago, campo minado humano foram algumas das competições propostas.
Já a Noite Cultural, que reuniu, em 8 de julho, toda a equipe do G9, alunos, pais e familiares, encerrou o evento com muita arte, teatro, música, dança e, claro, comemorações. Diante de um grupo de jurados convidados, os alunos mostraram todo o talento, dedicação e vontade de oferecer o melhor que cada um tem para a equipe, apresentando e justificando as camisetas criadas e dando um show em cada prova cultural proposta pela coordenação. Ao final, foi anunciado o tão esperado resultado, com a vitória da equipe Pactus.
“A grande proposta da nossa gincana é o desenvolvimento dos valores de união, de solidariedade, de espírito esportivo, respeito e liderança que os alunos desenvolvem. Eles aprendem questões práticas sobre a gestão da equipe e, também, defendem e contribuem com dedicação com a equipe a que pertencem. É uma satisfação muito grande vê-los correndo atrás das provas e se organizando para cada atividade. Também valorizamos o objetivo pedagógico que envolve todos os alunos e toda a equipe do G9”, explicou o professor de Educação Física do G9, Alexsandro de Souza.
O aluno Luiz Gustavo Camanducaia descreveu a experiência durante a gincana como extremamente gratificante. “Foi uma oportunidade maravilhosa poder ser líder este ano. É muita responsabilidade porque os outros alunos esperam nosso apoio e orientação e, principalmente, os pequenos, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, se inspiram na gente. Somos exemplos e devemos dar o nosso melhor. Fiquei muito feliz com toda a parceria da equipe”, contou.
Já a aluna Maria Cecília Mendonça descreveu com gratidão sua experiência: “Estou desde 2011 no G9 e, este ano, é meu último participando da gincana, pois estou no 2º ano do Ensino Médio. É indescritível a sensação de ver todos se esforçando pelo mesmo propósito, uns se preocupando com os outros. Foi realmente maravilhoso o crescimento que tivemos, de saber perder e ganhar, ter estratégia, se organizar. Com certeza, é um aprendizado para a vida toda que lembrarei com muito amor”, disse.
Alunos do 3º ano participam...
Coordenadora apresenta aos alunos...
Alunos do 1º ano do Ensino Médio...
Alunos do 6º ano visitam São...