Momentos de integração, colaboração e partilha de experiências deram o tom na Gincana de Entrosamento promovida pelo Curso G9, de Itajubá. Participaram das atividades professores, funcionários e alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 2º do Ensino Médio.
“Nosso objetivo foi propiciar a interação entre os alunos, em especial, os que estão aqui há mais tempo e os novatos. A atividade vem reforçar nosso projeto de sempre aperfeiçoar a integração na comunidade escolar”, explica a diretora pedagógica da Instituição, professora Maria Aparecida Fernandes.
A Gincana vem somar a outra iniciativa inovadora do Curso G9: a realização mensal de assembleias escolares, nas quais os alunos podem apresentar sugestões para o dia a dia do Colégio. Na primeira assembleia, realizada na primeira semana de aula, alunos do 8º e 9º ano do Fundamental e do 1º e 2º do Médio definiram a divisão das turmas: foram formadas duas turmas de cada série.
Para a Gincana de Entrosamento, os alunos foram divididos em dez equipes, com 30 membros cada. Em todas, havia estudantes e professores antigos e novatos. “As provas, nos dias 3 e 4 de fevereiro, foram pensadas para que houvesse a integração de todos”, diz a professora Fernandes.
Entre as atividades, estavam apresentar a maior quantidade de objeto (emblema) que representassem o mesmo time de futebol, o livro com maior quantidade de páginas e o maior número de pessoas com o mesmo nome. Nas provas físicas, os destaques foram: o “chinelão”, no qual seis alunos teriam que caminhar juntos, e a prova do “tapete” – nesta, 20 alunos de cada equipe ficaram sobre um tapete e precisam virá-lo sem tocar os pés no chão.
“O mais importante é que não houve a preocupação das equipes em ganhar, mas brincar de uma maneira saudável para o entrosamento de todos”, ressalta.
Os alunos da Educação Infantil e das primeiras séries do Ensino Fundamental tiveram uma semana diferente. O objetivo também foi integrar os novos alunos. Eles conheceram todas as dependências do G9, visitaram a Oficina de Comunicação e foram para a cozinha para preparar um lanche coletivo.