Análise e debate de propostas entre iguais. Esse foi o mote da primeira assembleia do semestre nas turmas do Ensino Médio do Curso G9. As reuniões, realizadas no último dia 6, foram conduzidas pelos líderes de sala. Na pauta, três temas recentes que movimentam o colégio: a repercussão da Festa Junina e da Gincana 2010, que aconteceram em junho, e a Feira do Conhecimento.
“A experiência foi gratificante, pois a escola aposta nesta nova fase das assembleias, na qual os alunos interagem uns com os outros avaliando o processo de convivência escolar e fazendo as sugestões para sua melhoria”, explicou a coordenadora pedagógica, professora Márcia Gil de Souza.
Ela ressalta o bom desempenho das lideranças selecionadas para atuar neste mês. São elas: Yasmin dos Passos Ovídio (M11); Beatriz Carriço Maciel (M12); Douglas dos Santos Souza e Pedro Ivo Ribeiro da Costa (M21); Giulia Scoarzado Ribeiro e Nathalia de Miranda Faria (M22).
Os líderes organizaram as salas em círculo e iniciaram a assembleia com o apoio dos professores que estavam presentes no dia. “Não foi preciso muita interferência, pois a sala cooperou e procurou valorizar a atuação dos colegas”, disse.
Márcia Gil vai além. “Com certeza, as habilidades de trabalho em equipe, liderança, respeito, espírito democrático, dentre outras, serão bastante válidas para que os alunos se engajem na universidade e no mercado de trabalho de maneira produtiva e saudável”, enfatizou.
O novo formato das assembleias escolares, que tiveram início em fevereiro deste ano, foi tema de encontro entre as lideranças e a diretora pedagógica do G9, professora Maria Aparecida Fernandes. A reunião aconteceu em 27 de julho.
O próximo passo agora é levar o modelo para as assembleias do Ensino Fundamental, que também se reuniram para tratar dos mesmos temas. A diferença é que as reuniões foram mediadas pelos professores. “Há um amadurecimento muito grande dos nossos alunos, que estão mais comprometidos e participantes na busca por soluções para o nosso dia a dia”, disse a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, professora Estela Maria de Oliveira.