Um enorme moinho de vento, logo na entrada, convida o olhar para os caminhos e sonhos do errante Dom Quixote. Aos primeiros passos na Biblioteca do G9, Helenas e Iracemas, princesas, retirantes da seca e até personagens bíblicos dividem o espaço, os traços comuns nas obras e autores.
Essa viagem no tempo por meio de obras e autores clássicos foi resultado da Mostra Literária “Moinhos, Caminhos, Sonhos”, organizada pelos alunos e professores do Ensino Fundamental II. A apresentação dos trabalhos aconteceu nos períodos da manhã e tarde do dia 21 de junho.
A mostra permitiu aos visitantes releituras interdisciplinares de livros e histórias consagradas: houve exposição de material produzido em sala, apresentações teatrais, canções e poesia. É a arte de mãos dadas no caminhar, as descobertas e redescobertas no trabalho em equipe, a partilha de experiências, vivências e conhecimento de cada disciplina. Tudo para um trabalho único, repleto de nuances e novidades.
Na exposição, o visitante pode conferir livros feitos pelos próprios alunos, caixas com representações de cenas de livros, pinturas, desenhos, mapas, pirâmides e interpretação de fotos. Tudo para ilustrar cenários de povos e gentes retratados por Sebastião Salgado, a história de Sansão ou simplesmente a vida dos retirantes contada em Cordéis.
Para apresentar toda a riqueza dos trabalhos, os alunos apostaram até no figurino. Branca de Neve, Cinderela e outras “princesas” do 6º ano circulavam pela Mostra levando os curiosos até seus trabalhos que, em uma licença poética, conduziam o leitor a finais diferentes para os clássicos de Walt Disney.
“Conseguir ancorar os projetos interdisciplinares na leitura pediu uma escolha criteriosa das obras literárias. Foi necessário o envolvimento efetivo dos professores para a descoberta de todas as possibilidades de trabalho e, assim, adentrar e percorrer o caminho das surpresas que uma boa leitura oferece”, explicou a coordenadora do Ensino Fundamental II, professora Estela Maria de Oliveira.
A questão da interdisciplinaridade também foi lembrada pela professora de Português do 6º e do 7º anos, Silvânia Maria Pereira. “Essa questão foi bem focada por todos nós, desde o início. Dom Quixote foi lido em espanhol e depois houve uma releitura na minha disciplina. As obras de Julio Verne foram ótimas para a questão dos sonhos e para a professora de geografia que trabalhou um mapa relacionado à volta ao mundo em 180 dias”, disse Silvânia. Ela enfatizou ainda que os trabalhos na Mostra “estavam conectados” e que os alunos puderam enxergar as obras como um todo.
Os visitantes também aprovaram esse formato da Mostra Literária. A mãe da Giovana do 8º ano, Gislene Tonisi, disse que achou muito interessante a interação entre as disciplinas. “Vi curiosidades sobre lendas do Egito em pirâmides feitas com o professor de Matemática - achei muito legal. Sem falar do envolvimento das crianças com cada projeto. A minha filha falava muito sobre o que estava fazendo, me chamou para vir, a família também acaba participando” disse Gislene.
O avô da Juliana do 9º ano, Antonio Marques Ribeiro, disse que estava feliz em rever certos autores. “Fazia anos que eu não via nada de Machado, por exemplo. Está tudo muito bonito, todos aprendem dessa maneira, minha neta que fez o trabalho, eu e outros que visitamos a Mostra”, explicou Antonio.
Apresentações
Os horários de maior movimento na Biblioteca foram durante as apresentações teatrais. Um aluno, vestido de “bobo da corte”, anunciava cada atração. Ao toque do tambor, alunos, pais e demais visitantes se deslocavam para um dos três palcos montados na biblioteca.
A história de Sansão e Dalila foi representada em inglês, com direito a lutas e danças. O aluno Gabriel Viana Rennó de Oliveira, que interpretou o Sansão, disse que decorar as falas não foi fácil, mas que o resultado foi ótimo. “A peça ficou legal e eu aprendi muito vocabulário de inglês”, disse.
Poemas foram declamados em português e espanhol no canto dos Cordéis, ao som de violino, violão e sax. Novamente no palco, foi a vez de Helena e Iracema conversarem sobre mulheres e liberdade. As apresentações terminaram com uma releitura bem divertida da peça “Romeu e Julieta”, que contou com a atuação das mães Marta Kallás Pinto e Cristine Brito e do professor de Matemática, João Pauloe do aluno Ruann Ribeiro Coli e Cunha, do 8ºano.
A Mostra Literária trabalhou os seguintes autores e obras: Shakespeare, Miguel de Cervantes, José de Alencar, Júlio Verne, Machado de Assis, Sebastião Salgado, Maurício de Sousa, Quino, Walt Disney, Marcelo Cunha, a Bíblia e Mitos do Egito.