“Vim da terra vermelha e do cafezal. As almas penadas, os brejos e as matas virgens acompanham-me como o espantalho, que é o meu autorretrato. Todas as coisas frágeis e pobres se parecem comigo.”Assim se define aquele que mais pintou o próprio país, em dezembro deste ano, estaria completando 100 anos: Cândido Portinari.
O artista e seu legado são tema da Feira do Conhecimento do Curso G9, de Itajubá – MG, projeto institucional e interdisciplinar que é desenvolvido ao longo do ano pelos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. A abertura do evento será no dia 16 de outubro, com a palestra "Revendo Cândido Portinari", a ser ministrada por Letícia Martins de Andrade, mestre em História da Arte e da Cultura, doutora em História da Arte e professora da UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei). O evento será às 20 horas, no G9. A visitação pública dos trabalhos acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro (veja programação abaixo).
“A Feira do Conhecimento tem como objetivo ser a mensageira desse legado de Cândido Portinari, pois estamos certos de que este é o momento para oferecer aos alunos, tanto da rede particular quanto da pública, e à comunidade em geral a oportunidade de conhecer a obra desse grande artista e refletir sobre a importância dela para a cultura brasileira”, diz a diretora pedagógica do Curso G9, professora Maria Aparecida Fernandes.
Ela adianta que os trabalhos da Feira foram pautados em muitos elementos que deverão ser retratados a partir de experiências diversas e com muita criatividade, “porque acreditamos que através da criatividade poderemos nos aproximar daqueles que, como nós, buscam conhecer e apreciar a obra de ‘Portinari, o espantalho que espantou o mundo’”, completa a professora Fernandes, citando o slogan do evento.
Criação
Além de preparar todo o material que será exposto para a Feira do Conhecimento, os alunos também criaram e produziram a logomarca, o jingle e os spots (comerciais para emissoras de rádio) do evento – em um trabalho que envolveu as disciplinas de Arte, Música, Língua Portuguesa e o setor Comunicação e Marketing do Curso G9.
A logomarca foi criada pelas alunas Carolina Duarte e Isabela Souza, do 2º ano do Ensino Médio (turma M21). Os textos dos spots foram escritos pelos alunos dos 1º anos do Ensino Médio. Já o texto do jingle, que já sendo veiculado, foi escrito pelas Ana Catarina, Laís, Catarina, Mayumi – M12. A gravação contou com a participação dos seguintes alunos: Guitarra e violão: Luiz Guilherme Mohallem Martins – F91, Achilles Ribeiro Salomon – M22, Fernanda Miranda Carvalho – M12; Teclado: Ana Luísa Monti Benac – M22; Baixo: Caio Santiago Silva – M22; Vocal: Aryellle Sá Moura – M22; Mariana de Oliveira Campos – M22; Victória Braga de Azevedo – M11; e Jade de Oliveira Aquino – M11.
SOBRE A FEIRA
Programação
16/10 – 20h
+ Abertura: palestra "Revendo Cândido Portinari", com a professora Letícia Martins de Andrade, doutora em Artes.
+ Apresentações artísticas e culturais.
18/10 – 10h às 20h
+ Visitação
19/10 – 8h às 17h
+ Visitação
SOBRE PORTINARI
Cândido Portinari, paulista da cidade de Brodósqui, é o artista que apresenta o mais completo retrato do Brasil já feito até hoje. "Portinari não pintou apenas por pintar. Ele pintou carregando dentro de si uma missão de lutar por valores sociais e humanos", por isso em quase cinco mil obras, de pequenos esboços a gigantescos murais, imortalizou aspectos característicos da vida brasileira, relativos à sociedade, à cultura, às artes, à política e ao mundo do trabalho. João Candido Portinari, filho de Portinari, assim se referiu à obra de seu pai: Uma grande carta ao povo brasileiro.
