04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam...
Observação do céu noturno no Laboratório Nacional de Astronomia (LNA) sensibiliza e prepara alunos do Curso G9 para a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Acompanhados pelo professor de Matemática do Curso G9, Rafael Colucci, que é o orientador da equipe, os estudantes assistiram a uma palestra e foram guiados na observação de estrelas e constelação nos telescópios. Participaram da atividade 07 alunos do Ensino Médio, em 25 de abril.
A observação foi a primeira atividade de campo de um cronograma de treinamento da equipe, que tem encontros semanais para o Ensino Médio e reuniões marcadas, de acordo com a necessidade, no Fundamental II. O Clube de Ciências também fará uma visita ao Espaço Interciências da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e ao Observatório do Pico dos Dias. Além de disputar a OBA, os alunos também construirão um foguete e uma base para a Mostra Brasileira de Foguete. Ambos os eventos acontecerão em 15 de maio.
A abertura das portas do LNA ao público faz parte da programação em comemoração ao Ano Internacional da Luz, que acontece este ano. Uma vez por mês, no sábado mais próximo da lua crescente, os interessados podem se inscrever para participar do “Sábados Crescentes” e analisar o céu noturno por meio dos telescópios do “Observatório no Telhado” na sede do LNA, em Itajubá.
Para a pesquisadora do LNA, Mariângela de Oliveira Abans, criar essa oportunidade de aproximação do público com a astronomia é muito importante para divulgar e disseminar o conhecimento sobre essa área e também para realizar a missão da instituição de compartilhar a ciência e pesquisa realizadas no laboratório. “É uma responsabilidade que temos em ser uma fonte de informação e divulgação. Temos um papel importante como um centro de referência no mundo na área de astronomia”, disse.
O professor Rafael Colucci destacou a importância da atividade na sensibilização e formação de público para a astronomia. “A ação prática tem um impacto enorme no despertar do gosto e da curiosidade pelo estudo e pesquisa por uma área do conhecimento. A atividade é essencial no processo de preparação e treino dos alunos por permitir que vivenciem a realidade da astronomia”, contou.
“Fiquei bastante satisfeito com a oportunidade de realizar a observação e também de assistir à palestra. Foram atividades muito interessantes, que se entrelaçaram com os conteúdos que já estudamos. É realmente muito importante sair da teoria e entrar na prática para fixar e aprofundar o conhecimento”, explicou o aluno do 1º ano do Ensino Médio, Ygor Lucas Gomes da Costa (Turma M12).
Alunos do 3º ano participam...
Coordenadora apresenta aos alunos...
Alunos do 1º ano do Ensino Médio...
Alunos do 6º ano visitam São...