04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam...
Seis ouros e quatro pratas foram os resultados conquistados por dois alunos e dois professores do Curso G9 no XXIV Campeonato Mineiro de Wushu Kung-fu, realizado no Centro Poliesportivo da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em 18 de julho. Os quatro atletas também foram classificados para o campeonato brasileiro, que acontecerá em outubro. Disputaram o torneio dezenas de competidores, incluindo campeões brasileiros que acabaram de participar do Pan-americano 2015.
O professor de Tai Chi Chuan e Wushu do Curso G9, Sílvio Kato, garantiu a primeira colocação em duas modalidades. Já a professora de Tai Chi, Lúcia Kato, ganhou dois ouros e uma prata nas categorias disputadas. A aluna do 2º ano do Ensino Médio do Curso G9, Yasmine Kato, levou duas medalhas de ouro e duas de prata. E o aluno do 1º ano do Ensino Médio, Guilherme Rafael Schumann, ficou em 2º lugar.
O Curso G9, que apoiou a realização do evento por meio de parceria, também foi homenageado com a entrega de um troféu em reconhecimento ao trabalho desenvolvido com Tai Chi e Wushu e a todo incentivo ao esporte e ao campeonato. A coordenadora de Marketing do G9, Cecília Passos, e a coordenadora pedagógica do Ensino Médio e Pré-vestibular, professora Marcia Gil de Souza, representaram a escola na mesa de autoridades, composta pelo prefeito de Itajubá, Rodrigo Riera, pelo Vice-prefeito, Christian Gonçalves, entre outros.
Além de oferecer aulas de Tai Chi Chuan para alunos, professores e pessoas da comunidade interessadas em realizar a prática, o Curso G9 apoia a participação dos estudantes em campeonatos e provas extracurriculares com o objetivo de incentivar a formação integral do cidadão. A escola também é a única no Brasil a desenvolver o trabalho com Tai Chi Chuan e Wushu, na mesma tradição que são realizados na China.
O professor Silvio Kato agradeceu todo suporte e apoio que o Curso G9 oferece ao trabalho desenvolvido com Tai Chi e Wushu na escola e parabenizou os alunos pelo esforço, dedicação e excelentes desempenhos conquistados no torneio. “Todos tiveram um ótimo aproveitamento, principalmente o Guilherme, que começou a praticar o Wushu na escola este ano e intensificou os treinos há apenas um mês. A prática das artes marciais chinesas e a participação nos torneios proporcionam ao aluno o desenvolvimento do autoconhecimento, o aumento da autoestima e do controle emocional que são fundamentais para uma formação tanto na vida profissional quanto pessoal”, explicou.
Já o aluno Guilherme Schumann destacou os benefícios da atividade e incentivou todos a praticar Tai Chi. “Estou encarando os treinos com bastante responsabilidade, o que tem me ajudado muito. É uma prática que me deixa feliz e que quero continuar por toda minha vida. Com certeza, todos que participam das aulas percebem os benefícios e se envolvem com os treinos. Indico a atividade para todas as pessoas e alunos do G9, realmente acredito que vão gostar”, disse.
Alunos do 3º ano participam...
Coordenadora apresenta aos alunos...
Alunos do 1º ano do Ensino Médio...
Alunos do 6º ano visitam São...