Loader Image
Pesquisa aponta caminhos para se buscar bons hábitos de estudo
06 de abril de 2010

Pesquisa da coordenação pedagógica do Curso G9 aponta caminhos para se buscar bons hábitos de estudo.

 Pesquisa feita pelo Curso G9 permitirá aos professores e coordenação pedagógica do colégio um acompanhamento mais próximo de cada turma do Ensino Médio e um atendimento individualizado dos alunos no que diz respeito aos hábitos de estudo.

 A indicação mais forte dos estudantes é quanto à falta do hábito de rever diariamente o conteúdo estudado em sala de aula. A pesquisa levantou ainda em quais disciplinas os alunos têm dificuldade, qual o horário e o método de estudo utilizado e quais as áreas de interesse. Os dados foram tabulados em “Pontos Fracos” e “Pontos Fortes” para orientar a intervenção e intermediação de professores e coordenação pedagógica.

 “O trabalho é fundamental para pautar nossa ação como educadores porque mostra quais problemas precisam ser solucionados. Com os dados, podemos agir de forma mais eficaz e focada”, explica a coordenadora pedagógica do Ensino Médio e autora da pesquisa, professora Márcia Gil de Souza.

 A pesquisa ouviu os 358 alunos do Ensino Médio do G9. Os resultados foram apresentados e discutidos com a direção pedagógica e com os professores. Também foi pauta de encontro especial de Márcia Gil com cada turma. “Há dados que precisam ser trabalhados no conjunto da sala, mas cada aluno terá a devolutiva, um atendimento individualizado”, fala.

 Nos atendimentos, os alunos são orientados a consultar o Manual de Hábito de Estudo, que está disponível no site do colégio, e a criar um Plano de Estudo por bimestre. “Faremos o acompanhamento individualizado até incorporarem esses hábitos em suas vidas”, diz. Ela tem apoio pedagógico de Silmara Rúbia Braga.

 Márcia Gil ressalta ainda que a pesquisa “é uma ferramenta importante para os pais, que podem orientar e participar da construção de hábitos saudáveis de estudo dos seus filhos”. A coordenadora destacou também que a pesquisa indica caminhos concretos a seguir e cita exemplos. “Os pais podem ajudar o filho ao criar um ambiente tranquilo e iluminado para o estudo, participar do planejamento de estudo e acompanhar o seu desempenho ao longo do ano”, adianta.

 A coordenadora diz que a mesma pesquisa será aplicada aos alunos do Ensino Fundamental I e II. “Cada vez mais precisamos aprimorar nossa ação pedagógica em busca da excelência, o que é uma marca do G9”, conclui.




+ Ver Mais
04 de novembro de 2025

Alunos do 3º ano participam...

... + Ver Mais
04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam de dinâmica em preparação para a prova do ENEM
+ Ver Mais
31 de outubro de 2025

Coordenadora apresenta aos alunos...

... + Ver Mais
31 de outubro de 2025
Coordenadora apresenta aos alunos do 9º ano a proposta do Ensino Médio
+ Ver Mais
29 de outubro de 2025

Alunos do 1º ano do Ensino Médio...

... + Ver Mais
29 de outubro de 2025
Alunos do 1º ano do Ensino Médio participam de palestra sobre gestação
+ Ver Mais
27 de outubro de 2025

Alunos do 6º ano visitam São...

... + Ver Mais
27 de outubro de 2025
Alunos do 6º ano visitam São Lourenço
TOPO