Os representantes de classe do Ensino Fundamental II do Curso G9 foram empossados oficialmente durante cerimônia realizada na tarde de 15 de março. Eles foram eleitos pelos colegas de classe, na última assembleia escolar realizada pelo colégio, em 28 de fevereiro. Os alunos conheceram suas atribuições como líderes de suas respectivas turmas e se mostraram dispostos a contribuir com o bom andamento das atividades no ambiente escolar.
“A gente precisa prezar pela ordem da classe, informar os colegas dos eventos do colégio, organizar os trabalhos e buscar soluções para os problemas que surgem”, afirmou Tales Martinelli Barbosa, representante do 7º Ano. Ele disse ainda que a tarefa exigirá muita responsabilidade e determinação, mas garantiu: “estou pronto para ajudar minha turma”, completou.
Para a professora Estela Maria de Oliveira, coordenadora do Ensino Fundamental II, a iniciativa do Curso G9 contribui para a formação integral dos estudantes. “Eles adquirem mais competência e se tornam experientes ao serem solidários com os problemas da classe. É um amadurecimento para a vida, além de trabalhar a autoestima e o reconhecimento como líderes de turma”, apontou. Ela também informou que os alunos colaboram, desse modo, para a gestão escolar, de forma democrática e participativa.
Na abertura da cerimônia, a professora Maria Aparecida Fernandes, diretora pedagógica do Curso G9, parabenizou os alunos eleitos e disse que haverá cobrança de suas funções por parte dos colegas de classe que os escolheram. “Vocês devem representar suas turmas com honestidade e demonstrar confiança no desempenho de suas funções”, declarou.
As sugestões de melhoria, apresentadas pelos alunos, serão encaminhadas à coordenação durante as assembleias escolares. Antes, haverá reunião com os representantes e suplentes para avaliação da pauta. O dever dos alunos será informar a classe sobre os assuntos debatidos. Eles devem, ainda, incentivar a disciplina, respeitar a comunidade escolar e participar dos eventos do Colégio.