04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam...
Encontro
Durante o encontro com os professores, foram abordadas questões conceituais e práticas sobre alguns alunos que possuem diagnósticos como Autismo, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Síndrome de Down e Síndrome de Prader Willi.
Outra atividade da manhã foi a palestra sobre memória e aprendizagem. Ministrada pela psicóloga Claudia Berlin de Mello, especialista em Neuropsicologia, doutora em Neurociência e Comportamento, o encontro permitiu aprofundar três tópicos centrais: “Memória, atenção e organização: o que sustenta a aprendizagem?”.
Dra. Maria Elisabete Carvalho Rodrigues, mãe do aluno João Paulo Rodrigues, do 6º ano do Ensino Fundamental II (Turma F62), parabenizou o grupo pela abordagem do tema e pela qualidade no apoio aos alunos. “Como mãe de aluno e profissional da área de Neuropediatria, fiquei bastante satisfeita com a iniciativa da escola. A equipe está bem preparada e estudando para atender às necessidades e individualidades de cada aluno no processo pedagógico. Estou confiante com o apoio e acompanhamento que meu filho recebe aqui. É muito importante que os profissionais da Educação tenham esse embasamento para desenvolver um trabalho em conjunto com as famílias”, contou.
Outras atividades estão sendo programadas para 2017, desta vez para sensibilizar alunos e pais para a questão da educação inclusiva.
Professores da Educação Infantil ao Ensino Médio participaram da capacitação oferecida pelo Serviço de Educação Inclusiva (SEI) do Curso G9 com o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido pelo grupo e refletir sobre as práticas pedagógicas com crianças e adolescentes que possuem necessidades especiais. O encontro aconteceu em 26 de novembro.
O SEI foi criado oficialmente em 11 de outubro com o objetivo de mobilizar a comunidade escolar para a importância de reconhecer a inclusão como um processo natural no ambiente da escola. O grupo pretende sistematizar as experiências acumuladas no trabalho diário no G9 aos desafios que ainda virão.
Essa já é a segunda capacitação organizada pelo grupo. A primeira aconteceu em
Essa já é a segunda capacitação organizada pelo grupo. A primeira aconteceu em 1º de novembro, quando houve apresentação dos trabalhos do SEI aos funcionários do Curso G9.
A assistente pedagógica do Ensino Fundamental II, a psicóloga Sheila Bourdon, lembra que o projeto nasceu a partir de conversas com profissionais que trabalham com alunos com necessidades especiais na escola.
“O G9 sempre acolheu seus alunos reconhecendo que o processo de aprendizagem não acontece da mesma maneira com todas as pessoas. Os alunos com necessidades especiais demandam atenção diferenciada quanto às adaptações necessárias: rampas de acesso, aulas no contraturno, currículo diferenciado, entre outras”, explica Sheila Bourdon.
De acordo com a assistente pedagógica, algumas mudanças são evidentes e permanecem, como as reformas físicas (rampas de acesso); já outras, de ordem pedagógica, exigem reflexão e preparação mais profundas. “Muito tem sido feito e a experiência dos profissionais (professores e monitores) que trabalham diretamente com esses alunos precisa ser compartilhada. Os alunos são alunos do G9, não de um único segmento, e percorrerão uma trajetória aqui na escola”, completou.

Alunos do 3º ano participam...
Coordenadora apresenta aos alunos...
Alunos do 1º ano do Ensino Médio...
Alunos do 6º ano visitam São...