04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam...
Seminário “A crise na Síria e o Drama dos Refugiados” abordou o tema a partir do diálogo entre as diferentes perspectivas da Geografia, da Sociologia, da Filosofia e da prática de quem trabalha com os refugiados no Brasil. A iniciativa, que faz parte de uma série de debates promovidos pelo Curso G9 sobre temas atuais e de grande repercussão, aconteceu em 24 de agosto, na Sala do Pré-vestibular.
A atividade, direcionada aos alunos do Ensino Médio e do Pré-vestibular, teve o objetivo de levar o debate para dentro da sala de aula e oferecer informações para que os alunos se aprofundem no tema com uma visão crítica e embasada.
A conversa, mediada pela coordenadora do Ensino Médio e Pré-vestibular do Curso G9, Marcia Gil de Souza, teve a participação do professor de Geografia, Otávio de Oliveira Cristo; do professor de Sociologia e Filosofia, Petrus Ferreira Ricetto; e da presença, por web conferência, das voluntárias Caroline Teixeira e Mari Gaberline, que atualmente são voluntárias da ONG Abraço Cultural e que foram indicadas pela ex-aluna e também voluntária da ONG, Isabella Floriano Ribeiro.
Além do compartilhamento de informações e experiências de cada um dos convidados, também foi aberto espaço para perguntas e debate com os alunos presentes. Os professores abordaram as perspectivas teórica e acadêmica, enquanto que as representantes da ONG puderam apresentar o trabalho de acolhimento e adaptação desenvolvido pela instituição com refugiados no país.
“Foi uma partilha muito rica que trouxe questões históricas sobre a formação do Estado da Síria, os motivos da guerra, além de reflexões sobre o impacto da guerra na população e suas consequências para o mundo. Esse diálogo é muito importante para formação dos alunos e construção de opiniões. Também ficamos muito satisfeitos em ver o lema da escola ‘Educar para transformar’ se concretizando na vida dos alunos que já passaram pelo Curso G9”, contou a coordenadora Marcia Gil.
A aluna do Pré-vestibular, Bruna Fernandes, se envolveu bastante com o debate e com as contribuições dos convidados. “Os professores deram realmente uma aula sobre o tema e a web conferência com a ONG foi muito interessante para conhecermos a realidade dos refugiados no Brasil. Foi uma iniciativa extremamente relevante e que agregou bastante para nossa formação. Além de entendermos melhor uma questão tão complexa, pudemos desenvolver melhor nosso pensamento de forma crítica”, disse.
Alunos do 3º ano participam...
Coordenadora apresenta aos alunos...
Alunos do 1º ano do Ensino Médio...
Alunos do 6º ano visitam São...