04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam...
Sem embaraço, os acordes deslizaram entre a plateia, afinando o público no tom da Feira do Conhecimento 2014. Tocadas com sutileza, força e harmonia, a progressão de músicas levou pais, alunos, familiares, professores e funcionários do Curso G9 a um mergulho através do tema deste ano: “Consumo Sustentável – Uma questão de Atitude”. A melodia cresceu, da suave introdução até o clímax saturado, narrando em notas musicais a história do lixo. No mesmo ritmo, o palco limpo se encheu de entulhos até o amadurecimento da ideia de sustentabilidade, representada pelo uso de tambores reutilizados na percussão.
Na toada da Orquestra Experimental do Curso G9, a noite de abertura da XX Feira do Conhecimento teve uma sequência de espetáculos e outras apresentações, realizados em 16 de outubro.
Uma palestra feita pelo representante da Associação de Catadores Itajubenses de Materiais Recicláveis, Senhor Carlos Alexandre Custódio de Toledo, convidado da Direção, sensibilizou a todos para a importância da coleta seletiva. Foi apresentado o trabalho desenvolvido pela cooperativa, fundamental à concretização da proposta de um consumo sustentável, e o pedido de apoio a todos para que façam a separação do material reciclável, fonte de sustento de várias famílias do município.
Teatro
Na sequência, também ocorreram duas peças de teatro. Por meio de esquetes, os alunos do 9º ano do Fundamental ll, lançaram o alerta sobre a necessidade da preocupação ambiental e abriram o diálogo com a comunidade, propondo ações práticas no dia a dia. Com uma abordagem lúdica e divertida, a apresentação “Atitudes Sustentáveis” aproximou o público ao tema da Feira, convocando todos a fazerem sua parte. Já a peça “O Jardim”, baseada no livro Gêneses, conquistou a plateia com um jogo de projeções e atuações. O momento da “criação” logo se desenvolveu para uma vertiginosa série de encontros entre os diferentes povos da Terra, que remeteram à Torre de Babel. Além das excelentes atuações dos pequenos atores, os característicos e bem desenhados figurinos transmitiram toda a grandiosidade da obra.
Dois grupos de alunos do Ensino Médio apresentaram o logotipo da Feira e os spots de rádio, trabalhos desenvolvidos pelas professoras da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Um deles foi a criação do logotipo da feira, de responsabilidade da professora Anabel Faria Floriano. São os próprios estudantes que criam o logotipo. Por meio de um concurso, os alunos do 2º ano do Ensino Médio, Bruno Luiz Sales e Guilherme Augusto Carvalho Camanducaia, tiveram sua arte selecionada para representar o evento em 2014. Eles explicaram o sentido da cor e da forma de cada parte que compunha a arte. Outro trabalho foi a criação e gravação dos spots de rádio, feitas pelos alunos do 1º ano do ensino médio e de responsabilidade da professora Bruna Machado Moraes, do professor João César da Silva e do jornalista Bill Souza. Todo o processo usado por esses profissionais foi explicado pelos alunos Bruno Moallem, da turma M12, e Kellen Moreira da Fonseca, da M11. Os spots foram ouvidos por toda a plateia, e foi reforçado o convite para a visita à exposição da Feira do Conhecimento 2014.
Dança
Um grupo de alunas do Ensino Fundamental II traduziu sentimentos e emoções por meio da dança. As garotas arrancaram aplausos da plateia com a sintonia entre os corpos em movimento e o som, a forma e a luz. Na oposição de gestos lentos e delicados e outros ágeis e bruscos, a apresentação, produzida pela professora de Educação Física Valência Conti, expressou a dimensão, a urgência e o conflito das questões ambientais.
“Trabalhar o teatro com os alunos é uma grande brincadeira que ajuda no desenvolvimento da criança, melhorando a timidez, o trabalho em grupo e o falar em público. Hoje trouxemos todo o esforço e dedicação de meses em duas peças para celebrar o início da Feira”, explicou a professora de Teatro do Curso G9, Sandra Abrahão. Já o professor de Música da escola, João César da Silva, contou que a preparação da apresentação da Orquestra começou desde o início do ano. “Foi um longo processo de descoberta, aprendizado e muita sensibilidade para chegarmos ao resultado final. Precisamos primeiro internalizar os conceitos para depois os transmitir por meio da música”, disse.
A professora de Arte, Anabel Faria Floriano, destacou o desafio do trabalho de criação do logotipo, lembrando “que é uma arte feita por amadores, visto que os alunos não são profissionais da área de marketing e propaganda, não obstante o resultado ter sido de excelente nível”.
Para a aluna do 7º ano do Fundamental II, Sarah Montgomery (Turma F71), a Abertura da Feira foi um dia muito importante para todos os participantes. “Treinamos e nos dedicamos muito para trazer uma apresentação bonita hoje. Ficamos um pouco nervosos, mas acreditamos no nosso esforço”, contou. A mãe da aluna Maria Cecília Mendonça, Marileia Mendonça, parabenizou toda a equipe do Curso G9 e os alunos da escola pela “excelente abertura”. “Essa foi uma das mais belas aberturas que eu vi. As apresentações estavam lindas e o tema é realmente muito relevante para todos”, disse.
Alunos do 3º ano participam...
Coordenadora apresenta aos alunos...
Alunos do 1º ano do Ensino Médio...
Alunos do 6º ano visitam São...