Pais e alunos do Curso G9 participaram, na manhã de 19 de novembro, do 2º Torneio de Xadrez promovido pelo colégio em 2011. A atividade marcou o encerramento da Oficina de Xadrez e também foi um momento de confraternização entre os presentes. Participaram do evento 32 enxadristas.
“O torneio foi uma ótima oportunidade para os alunos testarem os conhecimentos adquiridos no decorrer do ano e, principalmente, ver como se saem quando estão sob pressão, pois além da adrenalina normal envolvida em um campeonato, muitos estavam sob os olhares atentos dos pais”, diz o professor de xadrez do G9, Antônio Martins Souza Neto, mais conhecido pelos alunos como Toninho.
Para ele, a realização de um torneio como esse é de suma importância para motivar ainda mais os alunos e, assim, colaborar para o surgimento de novos talentos, uma vez que vimos a qualidade dos jogos entre os alunos participantes. “A participação dos familiares também é algo que deve ser ressaltado, pois é muito importante que eles estejam cada vez mais presentes nas atividades escolares, participando, interagindo, torcendo e apoiando seus filhos”, completa.
Toninho destaca ainda que a competição é, sem dúvida, um momento de treinamento prático para as competições. Neste ano, o Curso G9 teve um desempenho muito bom durante o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar. A aluna do Curso G9, Ana Cecília Faria Floriano, ficou entre as cinco melhores atletas, na Categoria 7º ano do Ensino Fundamental II – no ranking mineiro, ela ficou em primeiro lugar. Já Mateus Silva Figueiredo ficou em terceiro lugar em Minas e 15º no Brasileiro.




