As três equipes do Curso G9 que irão disputar o 2º Torneio Mineiro de Robótica – GnORANGE, GTEeN e GTec – participaram de uma competição interna, na manhã do dia 11 de outubro. O encontro foi uma prévia do que irão encontrar no estadual, que avalia cada time em quatro quesitos: Projeto de Robô, Pesquisa, Trabalho em Equipe e Missões.
A arena para a disputa das missões entre os robôs foi montada na quadra de esportes do G9 e reuniu pais, professores e alunos do Ensino Fundamental II. A organização do torneio interno teve apoio da AMEducação Soluções Educacionais, responsável pela organização do campeonato em Minas Gerais. Durante o evento, houve apresentações musicais, dança e muita diversão.
“O torneio do G9 foi maravilhoso. As equipes mostraram que já estão preparadas para o estadual”, afirmou Nilton Sérgio Joaquim, diretor da AMEducação e representante exclusivo da Lego Education.
Para o diretor de Planejamento do G9, professor Giovanni Henrique Faria Floriano, o resultado da competição foi positivo do ponto de vista qualitativo: “as equipes puderam perceber as falhas e como saná-las até o campeonato estadual. É uma questão de acertar os detalhes”, explicou. Ele acredita que a presença da torcida foi outro fator importante para que as equipes pudessem “sentir o clima” da competição.
O torneio estadual será realizado, pela primeira vez, em Itajubá, nos dias 29 e 30 de outubro, no Ginásio Poliesportivo da Unifei (Universidade Federal de Itajubá). Os cinco melhores classificados garantem vaga para a Fase Nacional, que deverá ser realizada na cidade de São Paulo.
Na primeira edição do torneio, no ano passado, o Curso G9 participou com duas equipes - GnORANGE, GTEeN. Esta chegou a disputar a etapa nacional, realizada em Indaiatuba (SP).