04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam...
Em uma sequência de apresentações, os alunos do 2º ano do Ensino Médio do Curso G9 analisaram duas obras expoentes do naturalismo: o filme “Germinal” e o livro “O Cortiço”. O trabalho “Intertextual e interdisciplinar” trouxe para a sala de aula, leitura e reflexão sobre sociedade e seus conflitos. Entre a análise de uma greve de mineiros por melhores condições de trabalho no norte da França e a exploração dos moradores dos cortiços cariocas, ambos no século XIX, foi evidenciado que os problemas evoluíram, mas ainda são atuais.
A proposta pedagógica do trabalho interdisciplinar da área de Humanas foi desenvolvida em cima do tema “Contexto histórico-social europeu e brasileiro na segunda metade do século XIX”. Além da obra de Émile Zola e de Aluísio Azevedo, o projeto exigiu a leitura e estudo de algumas correntes de pensamento e conceitos, como Marxismo e Anarquismo. A apresentação, realizada em 10 de abril, foi avaliada por uma banca de professores: Marcia Gil de Souza, Marília Gil de Souza, Petrus Ferreira Ricetto, Luciana Barros, Anabel Faria Floriano, Thiago Ribeiro Mendes, Regiane Aparecida de Souza e Luciana Faria Costa Barros.
“A escola tem o papel de incentivar a formação do pensamento crítico da nossa própria sociedade. A partir da proposta de trabalho, os alunos puderam pesquisar e conhecer outros pontos de vista. Essa possibilidade de questionar e rever conceitos permite que eles tenham posicionamentos e opiniões mais maduras e bem embasadas”, explicou o professor de Filosofia, Petrus Ricetto.
Para a coordenadora pedagógica do Ensino Médio e Pré-vestibular, Marcia Gil, o desafio da interdisciplinaridade vai elevar a qualidade do ensino. “Os alunos precisam aprender a ter uma visão de todo o sistema e perceber as conexão existentes entre os conteúdos. Já pudemos ver raciocínios complexos e de alto nível nesse primeiro trabalho”, contou. A coordenadora ainda destacou os benefícios do aprendizado em desenvolver um projeto com introdução, desenvolvimento e conclusão e seguir formatações e normas acadêmicas.
O aluno Luiz Guilherme Mohallen Martins (Turma M22) ficou muito satisfeito, tanto com a proposta de trabalho interdisciplinar quanto à temática. “Foi muito interessante e desafiador realizar esse projeto. Envolvia várias disciplinas, um filme, um livro e uma grande quantidade de informações. Processar todas essas informações me permitiu aprender bastante e desenvolver algumas percepções e opiniões diferentes sobre os problemas sociais”, contou Luiz Guilherme.
Alunos do 3º ano participam...
Coordenadora apresenta aos alunos...
Alunos do 1º ano do Ensino Médio...
Alunos do 6º ano visitam São...