04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam...
Violência urbana foi tema do primeiro seminário do ano voltado aos alunos do 3º ano do Ensino Médio e do Pré-vestibular. O assunto foi abordado por meio dos olhares sociológico, jurídico e policial. Cada convidado realizou uma apresentação e, a seguir, todos respondem a perguntas elaboradas pelos estudantes. A atividade ocorreu em 31 de março.
“Convidamos pessoas especializadas e altamente qualificadas para informar, esclarecer e sensibilizar os alunos. É uma oportunidade de formação de uma consciência cidadã”, contou a coordenadora pedagógica do Ensino Médio e Pré-vestibular, professora Marcia Gil de Souza. A coordenadora, que mediou o debate, ainda ressaltou que é um tema extremamente atual, com grandes chances de ser abordado no vestibular.
O diretor do Fórum de Itajubá, Dr. Willys Vilas Boas elogiou a iniciativa do Curso G9 em promover o seminário e destacou o papel do jovem contra a violência. “Precisamos chegar até os adolescentes, estabelecer um diálogo e conscientizá-los. Eles serão as futuras autoridades de nossa sociedade. Queremos que o façam com responsabilidade e honestidade”, disse o magistrado, um dos convidados para o evento.
“Temos uma preocupação em aproximar as forças públicas e a comunidade, principalmente os jovens. É necessário criar envolvimento com a população, mobilizar para as causas sociais e realizar o chamado para a responsabilidade de cada cidadão”, contou o tenente da Polícia Militar, Gabriel Felipe Pereira. Ele falou sobre algumas medidas de prevenção à violência.
Para o professor de Sociologia do G9, Petrus Ferreira Ricetto, a sociedade atual tem dificuldades de se organizar de forma efetiva em prol de objetivos claros de transformação social. “Nesse período pós-moderno, as pessoas reconhecem uma falência estrutural do modo como vivemos, mas ainda não conseguem agir para mudar essa condição. É necessário fomentar o debate, esclarecer e desenvolver o senso crítico”, explicou.
“Foi muito interessante o seminário, esclareci várias dúvidas que tinha sobre o tema. Esse tipo de atividade tem um importante papel em nos tornar mais atuantes nas questões da nossa sociedade”, contou a aluna Rayssa Ribeiro. Opinião semelhante tem Rayanne Ribeiro: “Os palestrantes reforçaram nossos deveres diante dessa questão social. Chamaram a atenção para nossa conduta”. Ambas são alunas do Pré-vestibular.
Alunos do 3º ano participam...
Coordenadora apresenta aos alunos...
Alunos do 1º ano do Ensino Médio...
Alunos do 6º ano visitam São...